No passado dia 14 de abril, realizou-se mais uma Assembleia de Freguesia.
Foi um momento importante para a vida desta União de Freguesias. Este ato regimental para além do que traduz em si mesmo, é o momento oportuno para dar voz aos cidadãos, e como ato de cidadania deve ser participado por todos.
A senhora Presidente da Assembleia de Freguesia quis atribuir relevo a este ato com uma exposição de pintura da autoria do pintor nosso conterrâneo Luís Sá. Agradeço publicamente ao Sr. Luís Sá, a disponibilidade e a simpatia por aceitar o convite e poder mostrar a todos nós o seu meritório trabalho.
A arte é a mais bela obra de se chegar ás pessoas, não pela palavra, mas pelo traço do artista, que transpõe para a tela todos os seus sentimentos e a mensagem que, no caso a pintura transmite, é uma análise que cada um enquanto espetador e observador deverá tirar para si.
Para esta sessão também foram convidados através de uma notificação pessoal os empresários da nossa União de Freguesias.
Envolver o tecido empresarial na procura de respostas que possam contribuir para o apoio e desenvolvimento da sua ação, enquanto membros efetivos e criadores de emprego, que se traduzirá na fixação de pessoas a este território, que tem sido ao longo dos tempos abandonado e desertificado, por políticas restritivas como o PDM e outras. A dinâmica empreendedora dos nossos empresários, é um contributo importante para se inverter esta situação. Enquanto executivo estamos sensibilizados para a importância que as empresas têm na coesão territorial e local. O novo executivo Municipal também atribui um relevo e uma importância ás empresas, como polos de desenvolvimento social e um fator de valorização territorial. Para o efeito a criação do balcão de apoio ao empresário é a resposta concreta.
No decorrer da sessão da Assembleia foram tratados os assuntos mais relevantes para a vida desta União de Freguesias.
Houve uma explanação da atividade deste executivo no período de 09 de dezembro a 14 de abril, com a informação detalhada dos trabalhos realizados no período atrás referido.
Foram submetidos à aprovação o Protocolo de cedência por período de um ano renovável a antiga casa da Junta de Freguesia na rua 1º de Maio à Fábrica da Igreja Paroquial de Rio de Couros. Os Protocolos com a Câmara Municipal para a manutenção e reparação dos caminhos vacinais, recurso Humano, rede viária e estabelecimentos de ensino.
A Assembleia também foi informada da elaboração de regulamentos, para os cemitérios, e controlo interno.
Estes regulamentos têm por objetivo, criar normas para que os fregueses, possam consultar e haver um tratamento e uma decisão, assente num principio básico, o tratamento igual e indiferenciado de todos, perante as situações objetivas de cada cidadão.
A conclusão do site, desta União de Freguesias, como um elemento informativo, ao alcance de todos aqueles que pela via da Internet, possam sempre em tempo real consultar e obter informações úteis, através de um clic.
As obras prioritárias foram elencadas, e a Assembleia foi informada da lista de obras para este ano, a cargo do Município entre outras destaco, a requalificação da estrada Marta – Sandoeira; a requalificação da estrada da Salgueira de Cima e a conclusão da Rua dos Canteiros, entre outras.
Em termos de projetos, estamos a acompanhar a execução do projeto de requalificação do Centro de Saúde de Rio de Couros- projetos de arquitetura a executar pelo Município;
A requalificação do jardim público da Sandoeira – projeto a ser elaborado pela Câmara Municipal;
A aquisição da Casa dos Cantoneiros é um processo que está em fase de negociação, aguardando uma resposta da Direção Geral do Tesouro, havendo troca recente de correspondência.
A legalização da infraestrutura de apoio ao Parque de Merendas é uma preocupação deste executivo, para o efeito, já está concluído o processo para ser entregue ao Município, através da contratualização de serviços especializados.
A nossa ação no apoio ás instituições. associações, escolas e outras entidades, é uma realidade. Quando somos solicitados para apoiar as diferentes atividades que cada instituição promove a nível local, temos sempre a abertura e o compromisso de colaborar e cooperar no sentido de uma ajuda efetiva. Para nós, todas as instituições, associações e outras forças vivas da comunidade, são essenciais para o desenvolvimento sustentado e o equilíbrio social. A dinâmica imposta pelas atividades nos vários campos e domínios social, cultural, religiosos e lazer, merecem deste executivo um olhar atento e um apoio efetivo, conferindo-lhes uma importância vital na valorização territorial e numa cidadania ativa.
O exercício de cidadania, com a promoção e apoio das atividades que a sociedade organizada consegue gerar é uma mais valia para as populações que também deverão assumir o papel ativo e colaborante na persecução desses objetivos.
Este executivo em pareceria com todas as associações e instituições está a promover a realização de um fim de semana cultural nos dias 30 de junho e 1 de julho. Estamos em estreita colaboração e cooperação a delinear uma estratégia, que possa consubstanciar todos os requisitos necessários para que cada entidade saiba aquilo que lhe é devido, responsabilizando todos e cada um no objetivo final – o sucesso deste evento.
Falamos do passado, estamos a falar do presente, mas o futuro é amanhã. E os projetos? e ambições? E que resposta temos para suprir e colmatar as deficiências conjunturais e estruturais. É uma preocupação e uma responsabilidade diária deste executivo. Não é fácil encontrar soluções para todos os problemas. cada freguês legitimamente acha que o seu problema é o mais importante, e necessita de resolução rápida. Como digo, é um sentimento legitimo, e que nos preocupa muito, gostaríamos de responder e resolver todas as necessidades.
Certo que a vossa compreensão, através de uma atitude critica construtiva, julgará a nossa atividade com a coerência e a realidade que todos devemos ter, na avaliação do trabalho que cada protagonista desempenha na sociedade, em que estamos envolvidos. Nós enquanto executivo e órgão com as responsabilidades de contribuir para a resolução efetiva dos problemas, somos diariamente avaliados, tentando cada dia fazer uma autocrítica, que possa contribuir para a melhoria do nosso desempenho.
Com base no nosso orçamento, para além das obras que necessitam de ser resolvidas a curto prazo, temos por objetivo a concretização de algumas obras de beneficiação e obras de melhoria das condições de trabalho que passo aceitar.
Aquisição e colocação de painéis informativos de inicio e fim de Freguesia, pintura dos muros do Cemitério de Rio de Couros.
Construção de uma sala para reuniões no espaço contiguo a este salão.
Alargamento do armazém no parque da Junta e construção de um WC para apoio ao referido parque.
Para finalizar e não menos importante é a atual situação financeira desta União de Freguesias. Podemos afirmar com alguma segurança que a situação é favorável. Herdamos uma situação financeira, que com a modéstia e sinceridade e acima de tudo com verdade, era confortável, com um saldo primário positivo. Uma gestão rigorosa, baseada em gastos devidamente fundamentados, tendo por objetivo sempre o custo/ beneficio geral, é uma preocupação e uma análise recorrente e constante que, todos temos sempre presentes na tomada da decisão, quando esta envolve custos para este União de Freguesias. A contratualização de serviços externos, para responder ás necessidades, será sempre feita com a transparência e pelo respeito que as partes intervenientes no processo merecem e que enquanto presidente desta Junta irei sempre por os interesses dos fregueses acima de todas as decisões e interesses cooperativos.
Nunca será demais, reforçar a ideia de que para este executivo as pessoas, são a parte mais importante e o foco da nossa ação. Esta função que desempenho, e conjuntamente com o restante executivo depende em muito da vossa disponibilidade enquanto cidadãos, para transmitir tudo aquilo em cada lugar onde moram, julguem que deverá ser corrigido ou melhorado. É com base nessa informação que podemos melhorar a nossa ação. Gratos pela vossa compreensão.
Cumprimentos
O Executivo